sábado, 31 de janeiro de 2009

PRESENÇA BRASILEIRA NO TAMPERE FILM FESTIVAL 2009


TAMPERE FILM FESTIVAL 2009.


Competição Finlandesa


Este ano, 350 filmes foram oferecidos para a Competição Finlandesa. A soma de ficção foi aumentada, mas os documentários continuam fortes.


A competição finlandesa é dividida em duas categorias: filmes com mais de 30 minutos e filmes com menos de 3O minutos. Com mais de 30 minutos, a categoria em 2009 conta com nove documentários e duas ficções. Os diretores de documentários incluem Peter von Bagh, John Webster, Jukka Kärkkäinen, e Satu Väätäinen. Os dois filmes ficccinais são: Monte Rosso (2008) de Tuomas Milonoff e Jon Sundell e Where Is Where? (2009), o mais recente filme de Eija-Liisa Ahtila.


São 25 filmes competindo na categoria com menos de 30 minutos. São nove animações, sete ficções e oito documentários. Somente um filme na categoria experimental A Life of One's Own (a long tomorrow) (2008) de Kari Yli-Annala.


O Júri da Competição Finlandesa é composto pela atriz Anni-Kristiina Juuso, pelo artista Teemu Mäki, e o produtor canadense Shane Smith.

Competição Internacional
Uma feira de 3000 filmes de 73 países são oferecidas para a competição internacional. A grande maioria são ficções (aproximadamente 1800) e animações (aproximadamente 600). Logo em seguida vêm os documentários (340) e quase 330 filmes experimentais.


69 filmes foram selecionados. 31 ficções, 15 animações, 19 documentários e quatro filmes experimentais. Alguns nomes já são familiares: Nick Park (UK) com o novo desenho Wallace & Gromit, Hazim Bitar (Jordânia), O coletivo BIF (France), e Mikhail Zheleznikov (Russia).


Foram selecionados quatro filmes brasileiros: COCAIS, A CIDADE REIVENTADA de Ines Cardoso, COTIDIANO de Joana Mariani, OS SAPATOS DE ARISTEU de Rene Guerra e TERRA de Sávio Leite.


O Júri da Competitiva Internacional são: Ngo Phuong Lan (Vietnã), Mia Maike Höhne (Alemanha), Kristiina Pervilä (Finlândia), William Sloan (USA), e Montserrat Guiu Valls (Espanha).


Competição LAB1O
A Competição LAB1O é caracterizada por filmes que estreitam os limites da expressão cinematográfica. Este ano, 19 filmes foram selecionados. O brasileiro MURO de Tião foi o único brasileiro selecionado.


O Júri da Competição LAB1O é composto pelo diretor da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação - Sávio Leite (Brasil), pelo gerente executivo do Festival Espoo Ciné Jenni Ukkonen (Finlândia), e do gerente programador da Finnkino Toni Lähteinen (Finlândia).

PRÊMIOS

Competitção Internacional:

Grande Prêmio €5000, Melhor Animação €1500, Melhor Ficção €1500, Melhor Documentário €1500, assim como uma nominação para o European Short Film Awards.


Os prêmios da Competição Internacional para melhor ficção e melhor animação também ganham uma nominação ao Oscar®.


Competição Finlandesa:

Para a categoria de filmes com menos de 30 minutos o premio é de €5000 (Finnkino Oy) e um prêmio especial de €1500. Para categoria de filmes com mais de 30 minutos, o premio é de €5000 (Oy Yleisradio Ab) e um premio especial de €1500.


Os filmes de ambas as categorias ainda concorrem ao prêmio Risto Jarva Award (€10.000, Finnish Film Foundation), e ao prêmio de Recursos (€3400, Digital Film Finland & Finnlab).


Competição LAB1O:

Prêmio de €2000 ao filme que mais se destacar.


Todos os filmes em competição ainda podem receber Menções Honrosas e premio do publico. A competição finlandesa ainda conta com um júri jovem e um júri estudantil.


MAIORES INFORMAÇÕES
http://www.tamperefilmfest.fi/
Jukka-Pekka Laakso, Festival Directortel. +358 3 214 1143 or +358 40 703 8599festdirector@tamperefilmfestival.fi
Riina Mikkonen, Press Coordinatortel. +358 3 213 0034 or +358 40 532 2912riina.mikkonen@tamperefilmfestival.fi

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

NFB – NATIONAL FILM BOARD OF CANADÁ


A National Film Board do Canadá acaba de lançar um site, onde podem ser vistos gratuitamente diversos filmes produzidos no país.

São centenas de documentários, animações e filmes experimentais, divididos por gênero, ano, tempo e linguagem

O NFB foi fundado em 1939 pelos documentarista John Grierson. Em 1941, o genial Norman MacLaren introduziu o departamento de animação e liderou uma verdadeira revolução no gênero. A contribuição do NFB para o desenvolvimento das técnicas de animação é inestimável – da intervenção direta sobre a película cinematográfica as primeiras experiências com a animação computadorizada (Metadata, 1971 e Hunger de 1973). Entre 1986 e 1992 as produções do NFB foram plataformas de testes dos softwares mais avançados da época. Hoje em dia, a produção para a internet ocupa lugar de destaque na instituição.

ideais de inclusão de jovens talentos, mulheres e animadores de países menos favorecidos convive lado a lado com a orientação de promover a cultura canadense. O NFB tem tido um papel fundamental na disseminação do cinema autoral em todo o mundo, através de co-produções e programas de cursos e ensaios para artistas promissores estrangeiros.


O currículo dos prêmios individuais e institucionais é o maior dentre todos os organismos envolvidos com a animação no mundo. O reconhecimento carinhoso da comunidade internacional eleva essa agencia publica canadense á condição de tesouro do patrimônio da animação.

http://nfb.ca/

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

*NOTA OFICIAL DO CBC - CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA

Perplexos e consternados recebemos a notícia do falecimento do Professor José Tavares de Barros, companheiro que dedicou sua vida ao cinema brasileiro.

Cineasta, escritor, pesquisador, montador e grande apoiador do movimentocineclubista brasileiro e latino-americano o Professor Tavares de Barros foium dos fundadores do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e únicoremanescente da histórica reunião que criou o CPCB com Paulo Emilio Salles Gomes, Alex Viany, Cosme Alves Neto e outros. Tendo dedicado grande parte de sua vida a esta entidade, Tavares de Barros foi presidente do CPCBentre 1980 e 1984, exercendo depois por várias vezes o cargo de Presidentedo Conselho Consultivo da entidade. Foi ainda presidente da OrganizaçãoCatólica Internacional de Cinema e do Audiovisual (OCIC) para a América Latina e ocupou a vice-presidência mundial da entidade.

Mineiro, José Tavares de Barros fez Mestrado em filosofia na Faculdade deFilosofia e Ciências Humanas da UFMG, tendo se doutorado em Literatura Comparada na Faculdade de Letras, na mesma Universidade. Pós Doutorado pelo Centre Nationale de la Recherche Scientifique de Lyon (França),completou sua formaçao acadêmica no Centro dello Spettacolo e della Communicazione Sociale de Milão, na Itália.

Dedicado professor, Tavares de Barros exerceu esta nobre profissão em várias Universidades brasileiras e da América Latina, com destaque paras ua presença na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, onde ocupou acatedra de Semiologia da Imagem, Leitura Crítica do Filme e Edição Cinematográfica. Foi ainda professor do Centre Recherche et Communication –Lyon (França), do Instituto de Teologia y Pastoral en America Latina deBogotá (Colômbia) e do Instituto Mexicano de Doctrina Social, na cidade do México (México).

Pesquisador incansável, foi organizador de vários livros, entre os quais destacam-se: Imagens da América Latina, La Imagen Nuestra de Cada Dia e La Realidad Imaginada.

Como cineasta foi diretor de dezoito curta metragens, entre os quais destaca-se "Cerâmica do Vale do Jequitinhonha", tendo ainda sido montador demais de uma dezena de filmes.

Em sua trajetória ocupou vários cargos públicos, entre os quais destacamos sua atuação como Delegado do Ministério da Educação e Cultura no Estado de Minas Gerais. Dentro da esfera pública ocupou ainda cargos como conselheiro de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerais e no Conselho de Administração da EMBRAFILMES.

Cineclubista convicto e apaixonado, em 2008, por ocasião da 27 Jornada Nacional de Cineclubes, recebeu do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, o Prêmio Paulo Emílio Salles Gomes por seus relevantes serviços prestados ao cinema brasileiro.

Desta forma, diante de uma trajetória de vida que honra e engrandece o Cinema Brasileiro, o CBC - Congresso Brasileiro de Cinema vêm de público emprestar suas reverências e suas homenagens ao Professor José Tavares deBarros. Para todos nós um guia e uma referência dentro da história do cinema brasileiro.

Hoje, perdemos todos: familiares, amigos, alunos, admiradores, mais antes e principalmente, o cinema brasileiro!

*Rosemberg Cariri*Presidente do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

4º edição da MOSTRA FELCO BH – FESTIVAL LATINOAMERICANO DA CLASSE OBRERA


Até dia 31 de janeiro estão abertas as inscrições para a 4º edição da MOSTRA FELCO BH – FESTIVAL LATINOAMERICANO DA CLASSE OBRERA.


Em 2009 o festival traz o tema Memórias do Subdesenvolvimento dividido em espaços para realizadores contemporâneos, cinema militante e videoativismo.


Nos anos 70 os cineastas Fernando Solanas e Octavio Getino cunharam a concepção de cinema militante para analisar as experiências do cinema político argentino e latino americano. Naquela época o cinema de intervenção deveria ser um complemento para os objetivos dos movimentos sociais e, muito além de ideologias ou dos propósitos do realizador, o mais importante era o processo de luta, a própria exibição deveria ter a capacidade de ser um ato e um feito político transformador.


No século XXI, a produção dessas obras é destinada para intervir no debate interno das organizações, na preparação da ação direta e na educação popular. É com esta proposta que mais uma vez a 4º Edição da Mostra FELCO BH 2009 abre suas inscrições para os trabalhos que trazem a união da cultura com a informação transformadora, da crítica com a arte popular e principalmente do audiovisual com a educação libertária.


O realizador deve ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviá-la juntamente com a cópia do filme em mídia DVD até o dia 31 de Janeiro.

Para mais informações acesse : http://redefelcominas.ning.com/

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Grande Premio Vivo do Cinema Brasileiro


3 animações mineiras estão no primeiro turno do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. São elas Terra de Sávio Leite, Lumen de Wiliam Salvador e Moradores do 304 de Leonardo Catapreta.

Os filmes podem ser visto em http://www.portacurtas.com.br/ até 16 de fevereiro de 2009.


Depois desta desta só cinco animações concorreram ao prêmio a ser entregue em festa de gala no Rio de Janeiro.


Ainda concorrem ao prêmio as execelentes animações: Passo de Alê Abreu, O paradoxo da espera do ônibus de Christian Caseli, Animadores de Allan Sieber, Pajerama de Leonardo Cadaval, Dossiê Re Bordosa de César Cabral, Calango-lendo de Fernando Miller e Justiça emplaca de Alexandre Bersot.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Imagens em movimento




O Arquivo Público Mineiro - APM disponibiliza on line uma seleção de 36 vídeos restaurados sobre a história de Minas através de filmes. Um importante acervo que esta sendo recuperado e disponibilizado para pesquisadores.

Criado em 1895 como um centro de estudos para a história mineira, o Arquivo Público Mineiro - APM era encarregado originalmente de receber e conservar todos os documentos concernentes ao direito público, à legislação, à administração, à história e à geografia, às manifestações do movimento científico, literário e artístico do Estado de Minas Gerais. (lei nº 126, de 11 de julho de 1895).


Com a reestruturação experimentada a partir dos anos 90, o Arquivo, já comemorando o seu centenário, assumiu a competência de executar a gestão, o recolhimento, a guarda, a preservação e o acesso ao acervo arquivístico da Administração Pública Estadual, bem como dos documentos privados de interesse público. (lei n° 11.726, de 30 de dezembro de 1994).


A partir de 1998, o Conselho Estadual de Arquivos - CEA , órgão colegiado com função deliberativa, assumiu a coordenação da política estadual de arquivos, cabendo ao Arquivo Público Mineiro arcar com o suporte técnico e administrativo necessário ao seu funcionamento.

O acervo recolhido ao APM remonta ao início do século XVIII e cobre os períodos colonial, imperial e parte do republicano, constituindo-se de documentos públicos e privados, significativos para a história de Minas Gerais e do País.

O Arquivo Público Mineiro teve sua primeira sede em Ouro Preto, funcionando inicialmente na residência de seu fundador e primeiro diretor, José Pedro Xavier da Veiga. Transferida para Belo Horizonte em 1901, a Instituição teve sedes provisórias, até que em 1938 passou a ocupar o prédio atual.


Construída em 1897, a casa que hoje abriga o APM integra importante conjunto arquitetônico de Belo Horizonte, composto pelo Palácio da Liberdade, as secretarias de estado e alguns edifícios públicos e particulares, projetados na Seção de Arquitetura da Comissão Construtora da Nova Capital, chefiada pelo arquiteto pernambucano José de Magalhães.


O prédio guarda em sua concepção estilística o padrão arquitetônico característico das residências ecléticas erguidas para abrigar o alto escalão do funcionalismo público, transferido da antiga capital, Ouro Preto. Construído para servir de residência do secretário das finanças, a partir de 1910, o edifício foi destinado às repartições da Prefeitura Municipal, abandonando sua função residencial de origem. Em 1938, a Prefeitura deixou o prédio, que passou a ser ocupado pelo Arquivo Público Mineiro.


O crescimento do acervo e a expansão das atividades do Arquivo evidenciaram a necessidade de construção de um novo espaço, obra iniciada em 1970 e concluída em 1975, quando teve início a desativação da edificação original. A chamada "casa velha" foi reaberta somente em 1998, após obra de restauração, realizada através de convênio celebrado entre o Governo do Estado, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG e a Cia Vale do Rio Doce, com recursos disponibilizados pelo Ministério da Cultura.


A restauração da antiga sede promoveu a disponibilização de seus espaços para a fruição dos usuários e visitantes em geral, determinando uma nova forma de ocupação que privilegiasse os serviços de atendimento ao público e as atividades técnicas de suporte. O prédio anexo foi destinado a área de depósito, recebendo investimentos para sua adequação efetiva como fator de proteção do acervo.


Endereço
Av. João Pinheiro, 372 - Bairro Funcionários
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.130-180
Telefax: (31) 3269-1060 / (31) 3269-1167

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/x_movie/index.php?num=12&pos=0
http://www.cultura.mg.gov.br/?task=home&sec=5
http://www.cultura.mg.gov.br/

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Underground com estilo


O cineasta Sávio Leite leva a animação Terra ao Festival de Curtas de Clermont-Ferrand

Mariana Peixoto – Jornal Estado de Minas - Cultura - Seção : Cinema - 13/01/2009
“Se o curta-metragem brasileiro é underground, a animação é mais ainda.” O curta-metragista Sávio Leite, de 37 anos, fala isso com conhecimento de causa. Desde o início da década ele milita na área, seja por meio de seus curtas – já são dez no currículo, 80% deles em animação –, seja por vias do Múmia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação, que em novembro realizou sua sexta edição. Frequente nos festivais brasileiros, ele, neste início de ano, participa de dois dos mais importantes eventos do gênero no mundo.

Seu mais recente filme, Terra, animação lançada em agosto na Mostra de Curtas de São Paulo, foi selecionado para a competitiva do mais prestigiado festival de curtas do planeta, o de Clermont-Ferrand, cuja 31ª edição será promovida entre 30 deste mês e 7 de fevereiro. A produção de Sávio Leite é a única mineira selecionada para o festival. Outros curtas brasileiros que vão à França são Os sapatos de Aristeu, de Luiz René Guerra, Saltos, de Gregório Grazioni, e Tabaratara, de Júlia Zakia, todos de São Paulo, além de Muro, de Tião, pseudônimo do pernambucano Bruno Bezerra. Em março Sávio Leite parte para a Finlândia, mais especificamente para o Festival de Tampere, onde, além de integrar o júri, vai exibir dois programas de animação brasileira exibidos no Múmia.

Terra foi criado a partir de um texto do escritor mineiro Sérgio Fantini. “Você vai acompanhando o texto, se identifica, até que ele lhe dá uma rasteira”, afirma Sávio Leite. Filme mais caro realizado por ele até então – R$ 60 mil, verba proveniente de edital da Secretaria do Audiovisual –, ele comenta que pôde, pela primeira vez, trabalhar com todos os profissionais que quis. O texto é narrado por Paulo César Pereio – “caiu como uma luva para ele” –; os animadores foram Binho Barreto, Bruno Galan, Carlos Dias e Denis Leroy (este último também assinou a direção de arte); e a trilha sonora foi criada por Sérgio Scliar.


Terra é baseado em história de Sérgio Fantini
Há ainda a participação do veterano ator Ezequias Marques. “Nesse filme, quis fazer uma homenagem a Bang bang (realizado por Andrea Tonacci em Belo Horizonte em 1971), por isso chamei ele e o Pereio (os dois estiveram no elenco da antológica obra do cinema marginal) para participar.” Sem falsa modéstia, Sávio Leite considera Terra seu melhor trabalho. “Consegui um equilíbrio entre o underground e a perfeição.” Até agora o curta participou de 25 festivais, no Brasil e exterior (na América Latina, foi exibido no Chile, Colômbia, Equador, Cuba, Bolívia e Peru).

A participação no evento finlandês foi garantida pela assiduidade nas mostras nacionais. “Levo sempre o catálogo do Múmia. Há quatro anos, conheci Juhani Alenen, um dos curadores do festival de Tampere. Quando enviei os dois programas, fiquei impressionado com a resposta. Mesmo sem saber português, ele conhece os filmes, tanto que questionou alguns que eu não havia selecionado”, acrescenta Sávio Leite. A opção pela animação se tornou definitiva somente há alguns anos. “Sempre gostei de cinema de gente maluca, como Glauber e Godard. Depois vi que o cinema tem o limite físico, e a animação não, então você pode ser muito mais doido através dela”, conclui.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Centro Cultural del BID anuncia convocatoria para artistas latinoamericanos y caribeños residentes en Canadá

EL Centro Cultural del Banco Interamericano de Desarrollo, sito en Washington, DC, Estados Unidos de América, convoca a artistas de origen latinoamericano y caribeño que sean en la actualidad residentes legales de Canadá y hayan mantenido dicha condición durante al menos un año, y los invita a enviar una carpeta de trabajos para participar en una exposición que refleje la emigración de artistas de la Región a Canadá y su contribución al arte canadiense contemporáneo.

La exposición tendrá lugar en la Galería de Arte del Centro Cultural del BID, en Washington, DC, Estados Unidos de América, en el otoño de 2009. El plazo para la entrega de carpetas es el 30 de abril de 2009.

Según las estadísticas oficiales del gobierno de Canadá, los canadienses de origen latinoamericano o caribeño conforman uno de los grupos étnicos no europeos más grandes del país. Entre 1996 y 2001, por ejemplo, la cantidad de personas que informaron acerca de su origen latinoamericano aumentó en un 32%. La comunidad caribeña se incrementó en un 11%, en tanto que el crecimiento de la población total no superó el 4 por ciento.

A continuación se detallan los requisitos que deberán cumplir los artistas interesados en concursar en este evento:

1. La exposición está abierta a todos los artistas nacidos en América Latina y el Caribe que sean en la actualidad residentes legales de Canadá y hayan vivido en ese país durante un año o más.

2. Cada artista deberá enviar una carpeta que incluya los siguientes materiales: a) Una declaración de los intereses del artista en relación con su obra; b) el currículum del solicitante (que no debe exceder las dos páginas) con toda la información relevante acerca de su carrera artística; c) hasta diez (10) imágenes de obras que estén disponibles para la exposición. Las obras no deben exceder los 6 pies en ninguna dirección en el caso de objetos bidimensionales (pinturas, dibujos, grabados, fotografía, medios mixtos) ni los 4 pies en el caso de objetos tridimensionales. El videoarte no debe exceder los diez minutos de duración. No se aceptarán instalaciones, obras multimedia ni manifestaciones artísticas en vivo (performances).

3. Las carpetas deben presentar una visión integral de la obra del artista y no serán devueltas a los remitentes.

4. Plazo de inscripción: la fecha límite para la recepción de carpetas en el Centro Cultural del BID es el 30 de abril de 2009.

5. Todas las presentaciones deben enviarse a Félix Ángel, IDB Cultural Center, 1300 New York Avenue, Washington, DC 20577, USA. Teléfono: 1 202 623 1239. (Se ruega enviar las carpetas –en impresiones o disco– mediante un servicio de mensajería o courier, dado que la correspondencia dirigida al BID por correo normal está sujeta a descontaminación por riesgo biológico y los materiales enviados pueden estropearse debido a la radiación.)

6. Los artistas seleccionados serán notificados el 30 de mayo de 2009.

7. La exposición tendrá lugar durante el otoño de 2009 en Washington, DC.

8. El BID se hará cargo de los gastos de empaque, transporte y aseguramiento de las obras seleccionadas, así como de la devolución a su lugar de origen en Canadá.

9. Un jurado de expertos en arte y representantes del Centro Cultural del BID seleccionarán los artistas y las obras para la exposición.

10. Las obras seleccionadas se exhibirán en la galería del Centro Cultural del Banco Interamericano de Desarrollo, sita en Washington, DC, 1300 New York Avenue, NW, Washington, DC, 20577 Estados Unidos de América, durante aproximadamente seis semanas.

11. Con motivo de la exposición se publicará un catálogo que incluya reproducciones de todas las obras seleccionadas y las biografías de los artistas.

12. El Centro Cultural del BID promocionará la exposición en Washington, DC, y en la Región, y hará todo el esfuerzo posible por encontrar un sitio apropiado con el fin de presentar la exposición en Canadá una vez que haya concluido el evento de Washington, DC.

13. Las obras serán devueltas a los artistas una vez finalice la exposición o su circuito.

Félix Ángel
Director Centro Cultural
1300 New York Avenue, N.W.
Washington DC 20577
Tel. 202 623 2235
Fax 202 623 3192
FelixA@iadb.org
www.iadb.org/cultural

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Premio IILA FotroGrafia, Roma (Patrocinado por el Centro Cultural del BID)



Premio IILA FotoGrafia, 2° edición: La ALEGRÍA

Con ocasión de la edición 2009 de FotoGrafia – Festival Internazionale di Roma, el Instituto Italo-Latino Americano (IILA) y Zone Attive, con la contribución del Centro Cultural del BID (Banco Interamericano de Desarrollo), realizan la segunda reseña dedicada a fotógrafos procedentes de los países latinoamericanos miembros del IILA (Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Haití, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, República Dominicana, Uruguay, Venezuela), signo de una colaboración que se ha consolidado a lo largo de años y que se concreta en una partnership que representa un importante puente entre Italia y la fotografía de América Latina.
Pueden participar únicamente fotógrafos de nacionalidad de uno de los Países miembros del IILA, de edad no superior a los 35 años (nacidos después del 1 de enero de 1974). El tema sobre el cual los artistas están invitados a presentar sus trabajos es el mismo elegido para la próxima edición de FotoGrafia – Festival Internazionale di Roma 2009: “La Alegría”, en el sentido más amplio del término.
Modalidad de participación:
Para participar es necesario enviar el propio proyecto sobre el tema “La Alegría” en papel y formato digital, conteniendo la siguiente documentación:

-Curriculum vitae
-Presentación y descripción del proyecto (max 1 folio)
-Una selección de al menos 15 fotografías (alta resolución en soporte digital – min. 300 dpi, lado corto 15 cm)

El material tendrá que llegar antes del día 1 de marzo de 2009 a la siguiente dirección:

Istituto Italo-Latino Americano – Segreteria Culturale
Palazzo Santacroce
Piazza Benedetto Cairoli,3
00186 Roma Italia
Indicando en el sobre: “Premio IILA-FotoGrafia, 2° edición: La Alegría”. El material y los documentos enviados no serán devueltos. La participación es gratuita.

Premio:
Una selección de los mejores trabajos, entre los enviados, se expondrá en el IILA en el marco de la edición de 2009 de FotoGrafia y, sucesivamente, en el Centro Cultural del BID en Washington. Los nombres de los ganadores se comunicarán antes del 14 de marzo de 2009. Entre ellos se seleccionará un ganador absoluto, al cual se le ofrecerá: pasaje ida/vuelta, en clase económica a Roma; un viático de 1.500,00 euros; la estadía de un mes en la residencia del IILA, en el casco histórico de la ciudad, a partir de los días precedentes al opening de FotoGrafia (primeros días de abril). Durante dicha estadía el ganador desarrollará un proyecto fotográfico enfocado en la ciudad de Roma, asistido por un editor escogido por Marco Delogu, director artístico del Festival. El proyecto se presentará en el marco de la edición 2010 del Festival.

Jurado:
Los trabajos seleccionados serán evaluados por un jurado competente, integrado por 3 representantes del mundo de la fotografía internacional, entre ellos un representante del Centro Cultural del BID (Banco Interamericano de Desarrollo), y presidido por Marco Delogu, director artístico del Festival, y Patricia Rivadeneira, Secretario Cultural del IILA.

La elección de los trabajos se basará en los siguientes criterios: atingencia al tema propuesto, calidad y organicidad del proyecto, así como su factibilidad.

Para informaciones:Secretaría Cultural IILA – tfn: +39 06 68492.224/246; fax: +39 06 6872834;e-mail: s.culturale@iila.org

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Saludos desde Cuenca


Si usted ha enviado o recibido video-cartas es ya parte del proyecto AMAME.

Cuando alguien parte a otro país, existe el deseo de que nuestras familias permanezcan juntas, a pesar de la distancia. Bautizos, bodas, huasipichanas, cumpleaños, saludos, confesiones, declaraciones de amor y más momentos importantes han sido compartidos con nuestros seres queridos en diferentes lugares del mundo, por medio de una cámara de video. Todos estos momentos guardados en cassettes de vhs, betamax, hi8, dvd, cd, mini-dv o cualquier otro formato, son las video-cartas.

El proyecto AMAME busca preservar la memoria de los migrantes ecuatorianos, a través de un fondo de video-cartas, recopiladas principalmente en Azuay, Cañar, Loja, Pichincha, Guayas, Morona Santiago, Estados Unidos y España, en esta primera etapa fundacional. Estas video-cartas estarán guardada y conservadas adecuadamente, para que las futuras generaciones se alimenten del conocimiento acumulado por nuestra familia ecuatoriana, en estos años. Si usted tiene o conoce a alguna persona que estaría interesada en colaborar con sus video-cartas, póngase en contacto con nosotros:

ÑUKANCHIK PEOPLE - ARTE Y AUDIOVISUALES
Padre Aguirre y Gran Colombia, esq.
Edificio Foto Ortiz, 4to. Piso
Cuenca - Ecuador
Telf: 07.2822721 (09H00 a 19H00)
07.2827065 (fuera de horas de oficina)
Cel: 096602101 / 096602102 / 098965117
Mail: nukanchikpeople@gmail.com
más info: http://www.proyectoamame.blogspot.com/


Para el trabajo del proyecto que consta de dos partes,: 1. La creación del AMAME (Archivo de la Memoria Audiovisual de la Migración Ecuatoriana) y 2. La realización de una película documental que de momento se llama VÍDEO-CARTAS ABIERTAS; hemos creado un blog informativo y de convocatoria www.proyectoamame.blogspot.com.

El blog es importante porque la creación del AMAME requiere de la participación de las personas, especialmente la comunidad migrante en Ecuador y en los países de destino, pues de ellos depende la construcción de este archivo. Ellos o ellas si deciden unirse al proyecto, deberán aportar con sus vídeo-cartas (cartas que en lugar de ser escritas se grabaron en vídeo y fueron enviadas a sus familiares o amigos distantes), mismas que serán digitalizadas y depositadas, después de un debido proceso de catalogación, en el AMAME.

A partir de estas vídeo-cartas se construye la película documental, pero ese es un segundo momento. En cualquier caso les incluyo un texto pequeñito de convocatoria a participar además de pedirles por favor que quienes tengan blogs nos puedan linkear (nosotros también lo haremos con gusto) y si después de revisarlo creen que tienen familia o amigos a los que les interese, estaremos inmesamente agradecidos en que nos apoyen en la difusión. Ambos proyectos están íntimamente relacionados y dependen, de alguna manera, el uno del otro, así que de lo bien que salga el archivo dependerá también los alcances de la película...
A MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação apoia essa ação de nossos irmãos equatorianos.